Defina JUSTIÇA,ô bem educado . . .
13:57http://www1.folha.uol.com.br/saber/1029915-mec-divulga-relacao-de-instituicoes-que-oferecerao-prouni.shtml
Depois de ler essa notícia que saiu na folha uol,eu como uma ex-estudante de ensino médio que passou a vida toda estudando em escola pública em especial todo o ensino fundamental em uma escola que fica em um bairro classificado como rural que excedia o número de alunos e era ÚNICA escola da região. Mesmo com o passar do tempo o bairro não se desenvolveu plenamente e não atingiu um nível bacana de educação nem habitação ou transporte,a grande maioria dos alunos dessa escola não tem nenhum tipo de cultura ou lazer,porque o bairro é afastado dos outros que tem um pouco mais de movimento. Sendo essa escola uma instituição pública de nível fundamental e médio sem grandes méritos além de ser afastada dos outros bairros,passando apenas duas linhas de ônibus dificultando o acesso de professores e estagiários . . . ok vou parar com os aspectos socíais,afinal eles apenas somam para um resultado insatisfatório e também não é esse o foco do texto.
Mas imaginemos um adolescente que estuda nessa escola e almeja um ensino melhor , para isso ele se matrícula em uma escola mais afastada,ele gasta tempo e dinheiro para estudar em um lugar considerado "melhor" do que a que tem ao lado de sua casa,e ele não faz mais do que certo se o objetivo final dele é estudar e proporcionar para ele e sua família um futuro melhor,este aluno que você está imaginando leitor é dedicado,esforçado e se saí muito bem nas redações escolares,já ganhou competições de redação e prêmios . . . mas não podemos esquecer que este aluno é de origem humilde,bem humilde.
Agora imaginemos que este aluno foi prestar o EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO e por uma irônia do destino a sua nota da redação foi anulada porque o corretor afirma que esse jovem que sempre estudou em escola pública seja ela de boa ou má qualidade não importando se ela era ao lado da sua casa ou se ele tinha que pegar 500 conduções para chegar fugiu do tema da redação. Apesar de todo o esforço da escola esse jovem não contratou um advogado,não fez cursinho nem sonhava cursar medicina e teve que se conformar com sua nota.
. . . se você como eu usou a sua imaginação e se pois no lugar desse jovem depois de ler a reportagem ficou desapontado e é normal,é absolutamente normal dos desapontarmos com amigos, com familiares nos nossos empregos e com a lei que não é nada "democratica ou justa"
0 comentários